Sobre o Circodata

 

O Circodata – Dicionário do Circo Brasileiro é uma plataforma desenvolvida para consulta sobre o circo brasileiro no século XX. O conteúdo traz biografias de artistas tradicionais e do circo contemporâneo – egressos das primeiras escolas de circo, árvores genealógicas de famílias que estão até na quarta geração, fotografias, glossário ilustrado e referências, além de uma linha do tempo com acontecimentos históricos, artísticos e literários.

O Circodata pode ser acessado por estudantes, pesquisadores, professores, artistas de circo, admiradores das artes circenses e usuários em geral. Hoje, a primeira fonte de consulta é a digital, até para obras literárias, o que já justifica a iniciativa do projeto.

Um dos principais objetivos do Circodata é mostrar que o circo está no presente e não só no passado. Entre os mais de 500 circos de lona itinerante em atividade no país, estima-se que existam mais de 200 famílias e cerca de 4000 artistas em atividade, entre circos de grande, médio e pequeno porte. Nas biografias, pode-se observar a evolução da escolaridade dos artistas, a união de várias famílias por meio dos casamentos e as curiosidades sobre esse universo artístico. Todas as entrevistas foram realizadas diretamente com os artistas ou com seus parentes.

O Circodata tem a coordenação da escritora e pesquisadora Cristina Bend, que foi aluna do Circo Escola Picadeiro, inaugurado por José Wilson Moura Leite, artista da quarta geração da família Moura. O projeto também conta com a colaboração de diversos profissionais.

<- Voltar

 

 
Apoio
Incentivo

Realização