Sobre o Circodata

 

 

O Circodata – dicionário do circo brasileiro é uma plataforma virtual que reúne informações sobre o circo brasileiro desde meados do século XIX até final do XX.

As informações agrupadas em forma de verbetes incluem artistas e famílias do circo tradicional de lona itinerante, e grupos e artistas do circo contemporâneo formados por alunos egressos das primeiras escolas de circo criadas no final da década de 1970 no país.

Os verbetes foram organizados a partir de entrevistas realizadas com os biografados, ressaltando aspectos da trajetória pessoal, profissional e produção artística, paralelamente ao suporte das fontes primárias, secundárias e da internet.

O site é direcionado a artistas, pesquisadores, professores, alunos e admiradores do circo brasileiro, que podem acessar o conteúdo na base de dados.

O Circodata vem contribuir com a bibliografia já existente sobre o circo no Brasil e conta com a colaboração de profissionais de diferentes áreas do conhecimento

O formato online na internet, além de atender a demanda da democratização da cultura, facilita a navegação, a busca e a conexão entre as informações, além de ser uma obra em progresso que permite contínua atualização e revisão do conteúdo.

O site oferece uma versão em Inglês e na Língua Brasileira de Sinais – Libras, por meio do software Prodeaf.

O Circodata – dicionário do circo brasileiro tem o apoio do RUMOS Itaú Cultural.

 

ESTRUTURA DOS VERBETES

Artistas

Relação dos artistas de circo identificados em ordem alfabética pelo nome completo, nome artístico, data, cidade, estado e ano de nascimento e falecimento, grau de instrução, filiação, geração, nomes de antepassados no circo, data de estreia no picadeiro, especialidade circense, mestre, circos em que trabalhou, outras atividades, cônjuge e descendentes.

Grupos

Relação dos grupos identificados em ordem alfabética pelo nome, nome dos integrantes, origem, ano e local de formação, local de atuação e principais trabalhos.

Circos

Identificação dos circos em ordem alfabética pelo nome, origem e nome do proprietário ou da família.

Famílias

Identificação das famílias de circo pelo sobrenome e das respectivas árvores genealógicas em ordem alfabética. Nelas, o usuário poderá observar a união de várias famílias através dos casamentos, algumas na quinta geração em atividade.

Glossário

Palavras e termos técnicos do universo circense identificados em ordem alfabética.

Referências

Obras de referência, sites e instituições identificados em ordem alfabética que servem de base para a pesquisa.

Termos de uso

Aos usuários que desejarem reproduzir um pequeno trecho do conteúdo deste site, pedimos a gentileza de citar a fonte. O conteúdo do Circodata – Dicionário do Circo Brasileiro é protegido pelas Leis do Direito Autoral.

 

 
Apoio
Incentivo
Parceiro

Realização